DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
SAÚDE MENTAL X COMPORTAMENTO COMPULSIVO

     Quando o assunto é compulsividade, geralmente lembramos das situações que envolvem substâncias como álcool, drogas e cigarros. O que costumamos não levar em consideração é que existem muitos outros comportamentos que são compulsivos e que estão ligados à outros fatores. Comprar de forma exagerada, comer descontroladamente, repetir movimentos sem controle e sem sentido, lavar as mãos em demasia, tudo isso podem ser comportamentos compulsivos e que devem ser avaliados por um profissional competente. Comportamentos assim geralmente estão ligados a uma pressão interna que o indivíduo não consegue controlar e que lhe dá uma sensação de felicidade e prazer no início, mas depois faz a pessoa se sentir culpada e triste consigo mesma.

 

     Recentemente, o uso inadequado e o tempo gasto com computadores e internet também tem contribuído para questões desse tipo. Pessoas com dificuldades de relacionamento social ou com quadros depressivos acabam passando longos períodos imersos em ambientes virtuais e muitas vezes isso reflete negativamente até no ambiente de trabalho, onde elas continuam a usar por exemplo as redes sociais e os jogos, esquecendo da vida real.

 

     Mas cuidado, nem sempre comer uma barra de chocolates ou abusar no almoço de domingo é uma característica de comportamento compulsivo. Vale sempre a regra que falamos aqui: buscar auxílio profissional. Sempre converse com o profissional de saúde da sua confiança e não saia por aí achando que tem este ou aquele problema. Mas se você observar alguns comportamentos diferentes e falta de controle em relação à eles, nestes casos é importante sim buscar ajuda.

 

     Hoje em dia, o apelo ao corpo escultural, a necessidade de postar “coisas novas” nas redes sociais, o desejo pelo alcance de uma ótima vida financeira “pra ontem” refletem em um comportamento mais imediatista e exibicionista, aumentando as cobranças que as pessoas fazem consigo mesmas. Isso  estimula comportamentos ansiosos e muitas vezes compulsivos levando as pessoas a buscarem outras fontes de prazer para descontar a frustração diária como comer descontroladamente, comprar sem necessidade, usar substâncias entorpecentes, entre outros.

 

     Mas, a compulsão tem tratamento? Para as pessoas compulsivas o primeiro passo é reconhecer e admitir o problema: é necessário aceitar que algo está errado. Existem grupos onde várias pessoas que enfrentam o mesmo problema se reúnem e compartilham suas experiências, dificuldades e também como estão buscando melhorar. Buscar ajuda profissional é o segundo passo: busque auxílio com médicos e psicólogos para entender as causas e encontrar a melhor forma de tratamento. Lembre-se que você não está sozinho e converse com seus amigos e familiares.

Voltar

Deixe seu comentário: