DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO

Por Mayara Guesser – Nutricionista CRN10 3379

 

      Frutas! De onde elas vieram, não sabemos! Cada um acredita em uma versão sobre o surgimento do planeta e tudo que ele nos oferece! Mas sabemos que a evolução inicial do homem baseou-se na observação dos outros animais. Ele aprendeu a consumir o que era ofertado pela natureza e sua nutrição era baseada em frutas e hortaliças nativas disponíveis na época, de acordo com as estações do ano e condições climáticas, sendo posteriormente complementada pelas proteínas animais oriundas da caça e pesca. Após anos de evolução, o cultivo se tornou maior e o acesso mais facilitado. Porém ao mesmo tempo, veio a urbanização e industrialização, fazendo o consumo alimentar de vegetais se tornar secundário ao consumo de produtos alimentícios industrializados, ricos em açúcar, farinhas, gorduras hidrogenadas e muitos aditivos químicos.

 

      É fato que nos últimos anos o setor do agronegócio tem desenvolvido cada vez mais técnicas e produtos que aumentem a produção, a rentabilidade e a disponibilidade das frutas durante todo o ano, trazendo pontos negativos, principalmente pela contaminação com agentes químicos. Porém, mesmo diante dessa condição, o poder nutricional das frutas supera qualquer alimento industrializado e refinado, sendo esta uma condição irrelevante para o não consumo.

 

      As frutas são excelentes fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, indispensáveis ao funcionamento celular e a saúde humana. São alimentos íntegros, não refinados e processados.

 

      O carboidrato mais presente nas frutas, chamado frutose, fornece energia para as atividades diárias. Associada a esse açúcar da fruta, temos fibras, que formam um gel e maior viscosidade ao bolo fecal, tornando a digestão e absorção mais lenta, promovendo mais saciedade e energia contínua, além de atuarem de forma positiva nas funções intestinais.

 

      As vitaminas e minerais exercem diversas funções, principalmente atuando como cofatores de reações enzimáticas. São peças chave, que se faltar, o processo não ocorre como deveria e uma disfunção no órgão é instalada.

     

      Além desses nutrientes, as frutas apresentam compostos bioativos, substancias que a planta desenvolve para sua defesa contra o meio externo e que conferem a cor da fruta. Quando ingeridas por nós exercem atividades antioxidantes e anti-inflamatórias de defesa ao organismo. Então motivos não faltam para o consumo! Os estudos científicos que relacionam o consumo de frutas a qualidade de vida e saúde, recomendam em torno de 2 a 5 unidades ao dia. As quantidades são individuais para cada pessoa de acordo com sua rotina de vida e necessidades nutricionais. Mas uma coisa é fato: você deve consumi-las!

 

      Até aqui, o texto está bonito, palavras bem escolhidas para mostrar um pouco de seriedade!! Mas vamos falar na linguagem direta, sobre o que queremos te conscientizar e sobre os pensamentos sabotadores que você mesmo cria para não consumi-las?

 

      “Nutri, mas pode consumir fruta? Fruta não tem agrotóxicos?” Tem, mas com certeza menos que o trigo do pão francês da padaria que se come todo dia sem pensar na quantidade de agrotóxicos que existe ali, além de todo o processo de refinamento do trigo!

 

      “Não compro fruta porque é muito cara!” Será mesmo que é por conta da questão financeira ou porque você não se organiza ou prioriza seu dinheiro para outras coisas!? Pegue o dinheiro do cachorro-quente, do lanche, da pizza e vá a feira! Escolha frutas da época, são as mais baratas, mais nutritivas e menos contaminadas com agrotóxico! Mamão, laranja, banana, maçã geralmente tem preços ótimos o ano inteiro! As demais você vai variando conforme a oferta!

 

      “Eu enjoo de comer fruta!” Sim pode acontecer! Por isso é importante variar os tipos de frutas a consumir, pois além de não enjoar, você promove uma maior oferta de nutrientes, considerando que a cor, acidez e doçura das diferentes frutas, estão relacionadas a diferentes quantidades de carboidrato, vitaminas, minerais, fibras e fitoquimicos!

 

      “Ah não como fruta, prefiro o biscoito que é mais prático!?” hã? Como assim, mais prático? Você pode dar qualquer desculpa, que gosta mais do biscoito que dá fruta, que o biscoito não estraga a semana toda no pote, etc etc… Mas nunca dar a desculpa de praticidade! O mesmo tempo que se leva pra abrir um pote de bolacha, se leva pra descascar uma banana ou lavar uma maçã! Já pensou nisso? Talvez o problema seja a falta de organização com os lanches, a falta de atenção e a mente sabotadora te impedindo de antes de fechar a porta pra ir pro trabalho pegar uma fruta na fruteira!

 

      “Eu vi no instagram da fulana de tal que fruta tem açúcar, fruta engorda e tenho que tirar da minha dieta” Gente, é pra revirar os olhos quantas vezes pra esse tipo de publicação? Em tempos de internet, instagram, facebook e mil dietas da moda, há quem saia espalhando informações que frutas devem ser restritas porque contém açúcar! Sim, claro que contém, mas não é por isso que serão excluídas! Geralmente quem divulga esse tipo de informações são pessoas sem formação nenhuma para tal e quem as segue, são pessoas que vivem na ilusão de achar um milagre pra sua dificuldade e falta de compromisso com em comer de forma saudável (sou sincera!). Repito! Quantidades são individuais, mas nunca elimine do seu cardápio!

 

      “Quando como fruta, sinto mais fome” Pode acontecer porque de pequenos picos de insulina após o consumo, mas isso se resolve de forma fácil, acrescentando alguma semente ou castanhas junto a refeição com fruta. Ex: mamão e chia! O que posso fazer pra otimizar o meu consumo de fruta? Faça uma lista de compras! Suponhamos que consumas em média 3 ao dia. Pra 1 semana precisaras de mais ou menos 20 unidades! Comprando 5 maçãs, 5 bananas, 5 laranjas, 1 mamão (que divide em 5), já tens fruta pra semana toda! O restante você varia com as demais! E se tiver fruta estragando ou sobrando, congele! Dá pra fazer suco, doce, sorvete!

 

      Defina os horários que irás comer conforme rotina ou planejamento que fez com seu nutri! Ex: café da manhã, lanche da manhã e lanche da tarde! Foque no objetivo que é consumi-las e nas ações que precisa fazer! Ex: separar e levar pro trabalho ou deixar a vista na bancada da cozinha. E o principal, responder a sua mente sabotadora quando ela querer te desviar para o pote de biscoito ao invés da fruta! No final você descobre que várias “dificuldades” que te impediam de comer frutas eram “desculpas” que você mesmo criava!

 

Faça esse esforço! Sua saúde, sua disposição e energia agradecem!

 

Mayara Guesser

Nutricionista CRN10 3379

(48) 98410-7198

nutri.mayara@hotmail.com

 

 

RECEITA ESPECIAL DA NUTRI – Sorvete caseiro de frutas

 

  • 2 bananas bem maduras congeladas
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador ou mixer.
  • 1 colher de sopa de chocolate em gotas ou coco ralado
Voltar

Deixe seu comentário: