DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ ESTRESSADO?

    Estar exausto ao final de um dia cansativo, ficar muito bravo ou ainda sentir-se cansado depois da “maratona” de um dia inteiro não é sinônimo de estar estressado. O que você vai precisar neste caso é de um boa dose de sono para renovar as energias para o dia seguinte e melhorar o humor.

 

     Mas então, o que é estresse?

 

     Ele é na verdade um mecanismo fisiológico do organismo e sem ele talvez nossa espécie não teria sobrevivido a tantos desafios ao longo de toda a evolução humana. Nossos primórdios precisavam caçar, cuidar da prole, fugir ou enfrentar o perigo dos predadores e estar estressado fazia com que nossos ancestrais respondessem mais rapidamente para que conseguissem sobreviver.  

 

     O estresse dos dias atuais é diferente. As pessoas estão quase sempre “correndo contra o tempo”, muitas tarefas no dia a dia associada a falta de planejamento, trânsito, insegurança, problemas financeiros, são alguns dos fatores que geram um estresse diário e que ao longo de um certo período podem sim, comprometer a saúde.

 

     Quando estamos estressados nossas glândulas adrenais, que estão localizadas na região superior ao rim, produz o cortisol, que é um hormônio popularmente conhecido por ser o “hormônio do estresse”. Como falamos anteriormente, esta substância é necessária para o bom funcionamento do corpo, mas o seu excesso pode nos trazer prejuízos. Resumidamente, quando estamos estressados o corpo produz reações químicas que aumentam o nível do cortisol, liberam adrenalina e outras substâncias que entram na corrente sanguínea despertando órgãos e músculos para a tensão. O coração acelera aumentando o oxigênio nos músculos. Como exemplo dos malefícios que o excesso de cortisol pode causar no nosso corpo, podemos citar quando os níveis de cortisol no sangue estão mais altos que o normal, ele pode alterar o mecanismo do sistema imunológico e, conseqüentemente, ficamos mais suscetíveis a adquirir doenças. Em um estudo realizado na Universidade Federal de Pelotas (2013) foi observado que pessoas que sintetizam maior quantidade de cortisol tendem a ingerir uma maior quantidade de alimentos, principalmente carboidratos, se comparados àqueles que sintetizam quantidades menores de cortisol.

 

      Nem sempre o que estressa uma pessoa será o mesmo motivo de estresse para outra, isso pode variar de acordo com o perfil, genética, personalidade e outras características e vivências de cada indivíduo. É importante ficar atento aos sinais que o seu corpo vai lhe mostrando: cansaço, mesmo depois de uma boa noite de sono, dificuldades para dormir, falta de energia, comportamento diferente do seu padrão comum, impaciência, dores musculares, falta de libido e diante de um possível quadro de estresse a pessoa deve buscar orientação de um profissional habilitado.

 

Assim como falamos aqui sobre a ansiedade, o estresse também tem sido um dos grandes problemas da sociedade atual. Clicando aqui, você vai conhecer um tipo de respiração que a terapeuta corporal Adriana Regina de Melo preparou para o nosso blog! Além disso, você pode conferir aqui umas dicas para tentar combater o estresse! Nunca esqueça de conversar e seguir as orientações do seu profissional da saúde de confiança!

Voltar

Deixe seu comentário: