DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Por Emanuel Barbosa

 

 

     Pare e preste a atenção nas coisas ao seu redor. Veja a quantidade de vida que há. Pare e escute todos os sons que lhe chegam aos ouvidos. Quais sons você consegue distinguir? Qual foi a última vez que você parou para observar? Aliás, qual foi a última vez que você parou? Com as demandas do cotidiano: trabalho, estudos, filhos, relacionamentos, vida social, prazos, compromissos e responsabilidades, não sabemos mais ficar simplesmente meditativos. Ficar meditativo não é simplesmente parar, é também canalizar. A meditação é uma prática milenar e que tem ganhando notoriedade novamente nos últimos anos, e não há segredos o do porquê, a sua eficiência é incontestável e tem curado milhares de pessoas pelo mundo. Quando você decide se tornar um meditador, ou seja, um ser sereno, porém consciente, uma nova realidade e um novo mundo repletos de novas informações se abrirão para você, a meditação exigirá em contrapartida a paciência, disciplina e perseverança, humildade para reconhecer nossas limitações e trabalhar elas de maneira produtiva e consciente.

 

     Dentre os inúmeros benefícios que a meditação traz ao praticante já nas primeiras semanas o combate à ansiedade, ao estresse, depressão e confusão mental são fatores que agregam cada vez mais pessoas à sua prática, que tem diversas vertentes e pode ser aplicada até mesmo enquanto se caminha ou se dirige! A meditação permite ao corpo processo semelhante ao que ocorre no processo de descanso, durante o sono, quando as reconstruções e reorganizações físicas e mentais são mais ativas no organismo. A meditação relaxa os excessivos e complexos sistemas que o corpo requer simplesmente por estar acordado, permitindo que a mente se direcione para processos mais “importantes”, principalmente se tratando da constituição do sujeito, sua personalidade e impulsos. A introspecção e a observação que a meditação induz é extremamente salutar para poder analisar as situações que estão ocorrendo conosco, as reações delas sobre nós e também outras formas de percepção da realidade que nos rodeia.

 

     Diversos vídeos, livros, revistas e reportagens ensinam sobre a meditação, porém poucos exploram o processo como um todo, inclusive sobre a sua disposição e conhecimento sobre anatomia e o funcionamento do corpo. Mais importante que entrar em estado meditativo é ter o corpo em situação ideal para meditar, para isto, é essencial que se observe a postura e também aprenda a dominar a respiração, caso esses dois fatores não sejam bem aprendidos, é pouco provável que você domine e usufrua da totalidade dos benefícios da meditação. É válido reportar que justamente o domínio da postura e da respiração, já em si, são benéficos para se alcançar um relativo estado de relaxamento e energização, que são muito necessitados pelas correrias aos quais estamos expostos pelo dia-a-dia. Procure um quarto que você não seja interrompido e coloque o celular para despertar em 5 minutos (com a prática aumente o tempo, o importante não é quantidade, é qualidade), se quiser, coloque uma música relaxante e acenda um incenso. É muito importante para se relaxar e entrar em um estado de desligamento que a coluna se encontre reta e alinhada, porém relaxada, assim todos os músculos são trabalhados corretamente e o prana circula livremente pela coluna.

 

      Você pode estar em posição de lótus sobre uma almofada, sentado em uma cadeira com as costas apoiadas, e até mesmo deitado, fique como se sentir mais confortável no momento, roupas soltas auxiliam no relaxamento. Feche os olhos e apenas observe o ritmo de sua respiração. Ela está alterada ou calma? É assim frequentemente ou está apenas hoje? Depois de breve análise, procure trabalhar o seguinte exercício, que é eficiente e ideal: faça contagens 2×2, 4×2, 6×2 e 8×2. Por exemplo: 2×2 = inspirar em 2 segundos, reter 2 segundos, expirar em 2 segundos e reter 2 segundos. Repetir o processo duas vezes, passar para 4×2 = inspirar em 4 segundos, reter 2 segundos, expirar em 4 segundos, reter 2 segundos. Repetir quatro vezes e passar para 6×2… E assim por diante. Ao final da série de 8×2 o corpo estaria totalmente relaxado, inclusive pronto para começar a se meditar. Este exercício pode ser usado para se induzir o sono, combater crises de ansiedade e pânico e até mesmo para aliviar dores de cabeça.

 

     Gosto de ressaltar que a meditação não quer que você fique sem pensar em nada, o que é algo palpável para praticantes mais intensos e com mais tempos da meditação, a meditação que promove um relaxamento e uma clareza mental, ideal para o curto tempo do cotidiano quer apenas que você relaxe sua mente e não se fixe nos pensamentos e situações. É justamente o apego que gera o sofrimento e quando pensamos constantemente sobre um problema, principalmente estando cansado, ele tende a parecer pior do que realmente é. A prática usa de uma metodologia na sua filosofia igual em um de seus exercícios, as situações e pensamentos devem ser como nuvens em um céu azul. Elas podem passar, afinal, elas existem, mas apenas observe-as com serenidade e deixe-as ir, permitindo um céu azul e limpo novamente. Uma dica bem bacana é que a meditação e o relaxamento podem ser potencializados e induzidos com o auxílios de outros métodos como cristais e aromaterapia. O uso de incensos e óleos associados às práticas é também milenar, pois o olfato é o único dos sentidos do corpo físico que tem conexão direta com o córtex, produzindo efeito muito rapidamente. Um difusor de aromas com óleos específicos podem auxiliar no sono e relaxamento; pingar algumas gotas de óleos essenciais para massagens no travesseiro que se dorme ou medita também é eficaz. Esfregar três gotas de óleo para massagem nas mãos, sempre com óleo carregador, como de uva e amêndoas, e inalar profundamente, após isto, massagear pés e braços, também produz resultado pela inalação e pela absorção da pele.  Nestes casos, lavanda, capim-limão e camomila são ideais. Você também pode pingar dez gotas de óleo essencial para massagem na água quente na banheira. Os óleos devem ser manipulados com cautela, pois são concentrados e poderosos, uma gota em cada gota do travesseiro é suficiente para exalar o aroma por até quatro dias. Leia atentamente a forma de uso. Para meditação o sândalo e o alecrim são excelentes estimulantes e tônicos mentais, porém devem ser evitados por grávidas! Tirar alguns minutos para relaxar é essencial para se ter saúde plena, visto que a maioria das nossas doenças e desordens se dão por situações que não são resolvidas de muitas formas. Não resolvemos, pois não queremos encará-las e não paramos para observar como e o que sentimos a respeito. Respire o aroma da fruta e da flor para se ter os remédios mais profundos que nossas dores necessitam.

Voltar

Deixe seu comentário: