DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
POLUIÇÃO + PELE = QUAL O PREJUÍZO?

 

     No ambiente urbano estamos constantemente expostos a todos tipos de poluição. Hoje, no Dia Mundial de Combate à Poluição, vamos falar como a poluição pode ser prejudicial à nossa pele. Existem pequenas e micro partículas, provindas da poluição como um todo, que podem se acumular ou até penetrar na pele. Por produzirem grandes quantidades de radicais livres, estas partículas causam alterações significativas na pele, aceleram o envelhecimento cutâneo, aumentam o ressecamento da pele e também estimula condições inflamatórias.

 

     A poluição ambiental causa impactos na saúde da pele, principalmente contribuindo para o envelhecimento precoce. A preocupação por minimizar estes efeitos nocivos já vem crescendo e um exemplo disto é a crescente procura por máscaras faciais, mostrando os desejos e necessidades da população em reduzir as impurezas sólidas tóxicas da pele.

 

     A exposição ao sol sem proteção e, pasmem, até mesmo a exposição a luzes artificiais, como a do computador, contribui para o aparecimento de manchas, como já falamos aqui e aqui. Mas a exposição frequente à poluição também contribui para o processo de hiperpigmentação da pele, pois desencadeia o estresse oxidativo que, como consequência, gera um processo inflamatório estimulando a síntese exacerbada de melanina, ou seja, o melasma.

 

     Assim como uma dieta detox contribui para a nossa saúde por eliminar as toxinas do nosso corpo, nossa pele também precisa ser “detoxificada”. Dessa forma, a pele pode manter seus mecanismos de reparação sempre ativos, melhorando a saúde e aparência da pele de um modo geral, contribuindo para reduzir a flacidez, aumentar o viço e desacelerar o envelhecimento.

 

     Para obter uma pele uniforme, luminosa e macia em meio a grande quantidade de poluição que convivemos, precisamos ter uma pele bem cuidada. E só conseguimos um bom resultado se tivermos uma rotina de cuidados diários, com protetor solar, cremes específicos, alimentação balanceada, boas noites de sono, limpeza e pele e sempre lembrar de manter um acompanhamento profissional. Há cuidados com a pele específicos para cada faixa de idade, você pode conferir o ideal para você clicando aqui. Para manter sua pele saudável também é importante remover o excesso de oleosidade e as partículas sujas, como restos de maquiagem e poluentes, pois estes afetam diretamente a função barreira da pele, contribuindo para o envelhecimento.

 

     Ou seja, a rotina diária de cuidados faciais é a melhor aliada contra os danos da poluição à nossa pele. Então não se esqueça! A alimentação balanceada, o uso de protetor solar, cremes e outros itens são atitudes ajudam a reduzir o impacto que a poluição pode causar na saúde da nossa pele.

 

Referências: O papel dos expossomas no envelhecimento da pele. Revista Galena Notícias. São Paulo, Ed.181, 2017. / Sem idade. Revista Galena Notícias. São Paulo, Ed.184, 2018.

Voltar

Deixe seu comentário: