DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
SIM, A DEPRESSÃO EXISTE E PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE ISSO

    Apontada como a principal causa de suicídios, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é estimado que aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Para muitos, este assunto ainda é um tabu, incompreendido e subestimado. Esta doença pode atingir a todas as pessoas, independente do gênero, faixa etária e até mesmo aquelas pessoas que aparentam ter uma vida maravilhosa aos olhos de quem está de fora. Há especialistas que dizem que dependendo do grau, é considerada o último estágio da dor humana – a morte em vida.

 

    Nem sempre esta doença inicia por algo que ocorreu atualmente. Na realidade, muitas vezes o histórico de vida, as relações interpessoais e até fatores de origem biológicas podem desencadear quadros depressivos. Vale ressaltar que nem toda tristeza é depressão e por este motivo a avaliação por um profissional habilitado é fundamental para que o melhor tratamento seja escolhido.

 

 

    As pessoas com depressão podem apresentar alterações em vários pontos diferentes, como no humor (sensação de vazio, solidão, tristeza); no sono (insônia, sono agitado); no corpo (cansaço ou fome excessiva); no comportamento (automutilação, choro excessivo) e geralmente estas sensações são persistentes, desproporcionais e sem razão aparente para aqueles que não estão passando pela situação.

 

    A depressão pode ser considerada como leve, moderada ou grave dependendo de quantos sintomas a pessoa apresenta. Somente um profissional habilitado poderá fazer este diagnóstico e avaliar os melhores medicamentos e tratamentos psicológicos para o paciente em questão.

 

    Cuidar do corpo e da mente é muito importante, pois a saúde do seu organismo também reflete na saúde mental. É comum a busca pela prática de diferentes exercícios (como já comentamos aqui), ter uma alimentação saudável (como já falamos aqui) e claro, tudo isso é muito válido mas, precisamos cuidar da nossa mente assim como cuidamos do nosso corpo físico. Aprenda a ouvir as mensagens que o seu corpo te passa, conheça os seus limites.

 

    Para as pessoas que tem amigos e familiares que apresentam estes sintomas, é importante saber que muitas vezes os discursos de otimismo, embora sejam cheios de boas intenções, podem aumentar o sentimento de fracasso e tristeza. Por isso, incentive a pessoa a buscar auxílio profissional e nunca subestime a dor que cada pessoa está sentindo. Ofereça a sua companhia e esteja aberto para ouvir sempre que ela desejar conversar.

 

   Depressão não é sinônimo de fraqueza, frescura ou corpo mole! Pelo contrário, é neste momento que precisamos tirar força e coragem de onde muitas vezes não achamos que temos, para se cuidar, passar pelo tratamento necessário e vencer esta doença.  Precisamos falar sim sobre este assunto e devemos cuidar da nossa saúde mental com a atenção e urgência que ela merece.

Voltar

Deixe seu comentário: