DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
EXERCÍCIOS PARA QUEM NÃO GOSTA DE ACADEMIA

Por Claudia Leite CREF 10426-G – Personal Trainer e Sócia-diretora Inevitável Fitness

 

     Há quem passe 15 anos fugindo da aula de educação física… os anos passam e você continua no mesmo dilema, mesmo que ninguém te obrigue, você paga uma academia e não vai, ou até tenta, mas se sente mais a vontade em um centro cirúrgico do que treinando em uma academia. Todo ano é a mesma promessa, no réveillon, o mesmo pedido há 10 anos: Este ano eu vou ser fitness; depois das festas; pensando melhor depois do carnaval; agora é sério, depois da páscoa… e assim o tempo passa e já é dezembro novamente. E começar a academia ou uma modalidade esportiva sempre fica pra semana que vem!

 

     Às vezes o problema não é nem se exercitar, mas todo o contexto de se “expor”. O pânico já começa com o que vestir, e nós mulheres já começamos com o desafio de vestir uma legging, e se você está acima do peso parece que você não vai conseguir sair nunca mais dali. E se você é homem, quanto mais larga a camisa melhor, para não aparecer muito a barriga em uma dry-fit colada no corpo. E mesmo assim, muitos têm vontade de correr para o boteco da esquina.

 

     O segundo ponto é se comparar aos outros, por mais que você se esforce, parece não sair do lugar, continua na mesma. É muito comum querermos resultados imediatos, mas você provavelmente vai ter resultados pequenos a cada dia e é a sua consistência que vai gerar resultados positivos. Um propósito muito claro e forte é o que vai te dar mais motivação. Enquanto sua lista de “o que eu perco” cuidando da minha saúde for maior do que a lista “o que eu ganho” cuidando de mim, você nunca irá mudar seus hábitos de vida.

 

     Mas que bom que neste mundo, rotulado como Fitness, não há apenas uma opção para você mexer o corpinho e se sentir bem melhor. Se você é daqueles que não gosta de ambientes fechados, se sente enclausurado só de pensar, há várias modalidades que você pode praticar ao ar livre, como: grupos de corrida, treinos de bicicleta, treinamento funcional, aulas de bootcamp, trilhas, esportes em contato com a natureza e outros que ajudam a relaxar e a manter a forma. Dentro do treinamento em academias sempre incluo e organizo treinos extras ao ar livre para variar e motivar os alunos a praticarem o lazer ativo.

 

     Mas se você não é tão aventureiro assim há outras opções como o pilates, que ajuda nos tratamentos de dores na coluna e melhora a flexibilidade do seu corpo; a natação que é  excelente para melhorar a saúde cardiovascular; a dança que você gasta calorias se divertindo, e muitas outras modalidades que você deve experimentar, pois só assim você vai ter certeza se é algo que você gosta de fazer ou não.

 

     É muito importante que você esteja sentindo prazer em realizar determinada modalidade, pois estudos indicam que se você estiver fazendo algo obrigado e a contra gosto, seu corpo não libera dopamina, que é o hormônio do prazer, mesmo praticando exercício físico, e você não vai usufruir de todos os benefícios que o exercício pode te trazer.

 

     Não é fácil, eu sei. Mas se você aprender a se cuidar, encontrar um profissional para te orientar e participar de um grupo para te apoiar, você vai perceber que os ganhos e a sensação de bem-estar superam o sedentarismo. Ou…. chega um dia que o medo do espelho, da balança e das fotografias é maior do que o medo da academia.

 

     Brincadeiras a parte, independente da modalidade que você escolher fazer, o importante é você se amar o suficiente para se cuidar, cuidar da sua saúde, da sua autoestima, e da sua felicidade!

Voltar

Deixe seu comentário: