Sabia que existe um tipo de terapia que utiliza os aromas das plantas? Na década de 1920, o termo Aromaterapia foi introduzido pelo químico francês René Maurice de Gattefossé. Esta terapia, através do cheiro, visa a prevenção e cura de algumas doenças, como também restaura o equilíbrio mental e psicológico. É considerada uma medicina alternativa e totalmente natural.
Você deve estar se perguntando “Como assim pelo cheiro?”
Iremos te explicar melhor como funciona! Na aromaterapia é utilizado os óleos essenciais que são voláteis e possuem um cheiro característico da planta. Ao inalar o aroma deste óleo essencial, suas partículas são carregadas pelo ar até o interior do nariz, onde elas estimulam células receptoras para a sensação do olfato. Consequentemente, são desencadeadas outras reações que ativam uma área do cérebro responsável pelo olfato, memória e emoção. A partir daí, é obtido o processo de cura da aromaterapia.
Esta terapia é antiga e até hoje vem sendo bem eficaz. Para ter uma noção, no século XIV, as pessoas utilizavam um recipiente de ouro ou prata, denominado pommander, que enfeitava o pescoço ou a cintura. Dentro continha óleos essenciais com o objetivo de proteger a pessoa de pestes ou doenças.
Os três principais métodos de utilizados na aromaterapia são: inalação, banho e aplicação com óleos de massagem ou compressas. Segue abaixo uma lista de alguns óleos essenciais, seus benefícios e como utilizar.
Alecrim
- Aromatização ou banho: depressão, apatia e dores de cabeça
- Aplicação tópica: usar misturado com o shampoo para tratar queda de cabelo.
Citronela
- Aromatização ou banho: fadiga mental e exaustão nervosa
- Aplicação tópica: repelente de insetos e pele oleosa
Cravo
- Aromatização: cansaço físico e mental
- Aplicação tópica: repelente de formigas e unhas enfraquecidas
Erva-doce:
- Aromatização ou banho: estresse, medo e ansiedade
- Aplicação tópica: tônico para pele, cólicas e má digestão
Lavanda
- Aromatização ou banho: estresse, ansiedade, histeria ou insônia.
- Aplicação tópica: acnes ou peles inflamadas
Lemongrass
- Aromatização ou banho: falta de concentração, tensão e enxaqueca
- Aplicação tópica: poros abertos, suor excessivo e acne.