DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
VAMOS FALAR SOBRE A OSTEOPOROSE?

     A Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea (DMO) e pela degradação na estrutura dos ossos, por consequência gera uma fragilidade esquelética e aumenta os riscos de fraturas. Atinge homens e mulheres, mas há predominância nos idosos e também em mulheres que apresentam com deficiência hormonal de estrogênio.

 

     É necessário que osso passe por constantes processos de reabsorção e formação da matriz óssea para que ele seja mantido saudável. O processo de reabsorção da matriz óssea é realizado por células chamadas osteoclastos, e durante ele o osso é dissolvido e digerido. A partir do momento que o osteoclasto digere excessivamente o osso, ele cria uma cavidade difícil de ser preenchida novamente pelo processo de formação dos osteoblastos, é neste momento em que a osteoporose se desenvolve.

 

 

     A causa desta doença pode ser por diversos fatores, sendo eles genéticos, hormonais, tabagismo e nutrição. O fator nutricional apresenta grande importância na manutenção e desenvolvimento da massa óssea, ou seja, a alimentação é de grande relevância na prevenção da osteoporose.

 

     O cálcio é um nutriente obtido através da alimentação muito importante para saúde dos nossos ossos. No corpo de um ser humano adulto, cerca de 99% do cálcio se encontra nos ossos, ele é responsável por estabelecer rigidez e firmeza à essa estrutura óssea do nosso corpo. Em pessoas saudáveis, mais de 33% do cálcio provenientes da alimentação é absorvido, entretanto essa absorção depende se outras substâncias estão bem reguladas no nosso corpo, como a vitamina D, por exemplo. Atenção! Se através de exames você observar que os níveis sanguíneos de vitamina D estão abaixo do normal, pode haver em uma diminuição na absorção do cálcio, que consequentemente resulta em fraqueza nos ossos.

 

     Um estudo realizado em mulheres na pós menopausa com baixo consumo de cálcio comprovou que a suplementação com este mineral reduziu a perda óssea que elas estava sofrendo. Outro estudo evidenciou que, através da densidade óssea, o risco de mulheres idosas terem uma fratura óssea diminui quando o cálcio é associado com a vitamina D.

 

     Por fim, vimos que a osteoporose se desenvolve por motivos multifatoriais e acontece em qualquer gênero. Para prevenir que você seja atingido essa doença é importante cuidar dos ossos, mantendo níveis de cálcio e vitamina D na circulação sanguínea através da alimentação e suplementação. Você adquirir cálcio através do consumo de leite, iogurte, espinafre, tofu e feijão cozido. Além daqueles 15 minutinhos diários no sol que ativam a produção de vitamina D, há fontes alimentares dessa vitamina, como carnes, salmão, sardinha, ovo e fígado.

Voltar

Deixe seu comentário: