Em meio à notícias recentes e alarmantes sobre o uso de agrotóxicos, restrição de orgânicos entre outras medidas que vem deixando a população no mínimo curiosa, hoje vamos explicar um pouco mais sobre esse mundo vegano, que ainda tem muito a ser descoberto por todos nós.
Atualmente, nos deparamos cada vez mais com a venda de cosméticos naturais, orgânicos e veganos nas prateleiras das lojas, não é verdade? Mas, por que estamos ouvindo falar sobre estes produtos com mais frequência? Qual a diferença e quais os seus benefícios?
O número de pessoas procurando novos estilos de vida vêm aumentando. Por isso assuntos como alimentação saudável, o uso de produtos orgânicos e sobre o veganismo estão sempre nas pautas de notícias na mídia. Isso tudo não só se aplica em como as pessoas se alimentam, mas também em algumas medidas adotadas em seu cotidiano, como o uso de cosmético natural, orgânico ou vegano.
Os cosméticos naturais são aqueles, que em sua formulação, contém no mínimo 95% de ingredientes de origem natural. Ou seja, nessa porcentagem não pode conter produtos petroquímicos, organismos modificados em laboratórios, corantes nem perfumes sintéticos. Os conservantes sintéticos, como parabenos e o fenoxietanol, também são proibidos.
Já os cosméticos orgânicos são aqueles produzidos por no mínimo 95% de ingredientes vegetais e, destes ingredientes, 95% necessitam ser orgânicos certificados. Então, para um produto ser classificado como orgânico, primeiramente ele deve ser certificado como produto natural e depois como orgânico. Sendo que as matérias primas orgânicas precisam ser cultivadas livre de agrotóxicos e são ecologicamente sustentáveis. Para isso, existem organizações regulamentadoras que analisam o produto e certificam se ele é ou não orgânico. Como por exemplo, a Ecocert. Se você ver escrito Ecocert no rótulo do produto pode ter certeza que ele é orgânico.
O estilo de vida vegano tem como objetivo abolir o uso e a exploração de animais para qualquer atividade humana, sendo ela na alimentação, entretenimento, beleza, entre outros. Portanto, os cosméticos veganos são aqueles que não possuem substâncias de origem animal, como por exemplo a cera de abelha e a lanolina. Além disso, os produtos não podem ser testados em animais e, por conta disso, levam em seus rótulos a denominação “cruelty-free” (traduzindo para o Português seria “livre de crueldade”).
Dentre os benefícios, podemos citar dois que mais se destacam: o primeiro seria a preservação do meio ambiente já que todos são ecologicamente sustentáveis. E o segundo seria a melhor adaptação na pele. Cosméticos naturais, veganos e orgânicos são elaborados com um número reduzido de ingredientes sintéticos e agressivos, por isso a probabilidade de desenvolver uma reação alérgica ou uma inflamação na pele diminui também.
Agora que você já sabe diferenciar os produtos não vai ter erro na hora das compras! Você só precisa se atentar dos certificados que aparecem nos rótulos para comprar aquele que melhor se adequa ao seu estilo de vida. E, se você percebeu que o uso de alguns cosméticos estão fazendo mal à sua pele vale apostar na troca destes produtos para aqueles mais naturais, veganos e/ou orgânicos.