DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
QUEM AÍ SOFRE DE ESTRESSE LEVANTA A MÃO

     Quem nunca sofreu por períodos de estresse? Quase todo mundo já passou ou ainda passa por essa fase, não é mesmo? Atualmente, o estresse é  considerado um desafio para a maioria da população. Ele é causado por vários fatores sociais, como problemas no ambiente de trabalho, estudo, familiar ou pelo ritmo que a vida é levada.

 

     O estresse pode acabar prejudicando nossas tarefas diárias, pois junto à ele pode estar associado um quadro de sintomas que nos deixam pouco produtivos, como cansaço, dores de cabeça, insônia e irritabilidade, além disso, o estresse é prejudicial à nossa saúde. Pessoas estressadas normalmente sentem prisão de ventre, diarreia, gastrites, úlceras, infecções, diminuição do sistema imunológico, dores de cabeça, dores musculares, ou até mesmo podem ser levadas à um infarto.

 

     Para acabar com o estresse emocional, é interessante primeiro identificar a causa responsável, para que em seguida diminua ou elimine a causa no seu dia-a-dia. Como exemplo de algumas situações, a resolução pode ser:  não levar tanto trabalho para casa, adicionar mais momentos de lazer em sua semana, meditar, se desligar um pouco dos pensamentos repetitivos, entre outros.

 

     Como sabemos que nem tudo é tão simples assim, existem vários tratamentos auxiliares, como a fitoterapia, aromaterapia e os florais.

 

  • Fitoterapia: Esse tratamento é baseado no uso de plantas medicinais. Para o estresse pode tomar o chá de plantas com propriedades calmantes, como por exemplo, a passiflora, camomila ou valeriana. Caso você não goste de chá, pode fazer suplementação com cápsulas de extrato seco dessas plantas.

 

  • Aromaterapia: A partir da extração da planta é obtido o óleo essencial, substância volátil e caracterizado pelo seu cheiro. A aromaterapia é um tratamento no qual se faz a inalação destes óleos essenciais. Por sua vez, o cheiro atua em áreas específicas do sistema nervoso central e, consequentemente, equilibra a mente e o corpo. O óleo essencial da Lavanda é um poderoso ansiolítico, isto é, ele é capaz de diminuir a ansiedade e relaxar o corpo e a mente. O óleo essencial do Cravo Folha auxilia a diminuir o cansaço mental causado pelo estresse; já o óleo essencial de Hortelã Pimenta pode aliviar as dores de cabeça e enxaqueca, sintomas bem comuns quando estamos constantemente tensos.

 

  • Florais: As essências florais são extratos líquidos de plantas, flores e arbustos que equilibram os distúrbios emocionais. É fácil encontrar no mercado diversos tipos de florais, alguns deles a pronta entrega outros somente em farmácias de manipulação. Os florais a pronta entrega, para tratar estresse, age amenizando os sintomas mais comuns  neste distúrbio emocional, isto é, diminui os sintomas que a maioria das pessoas sentem quando estão estressadas. Por outro lado, os florais manipulados agem tratando àqueles sintomas em que cada pessoa particularmente apresenta quando estão tensos e nervosos, ou seja, eles são mais específicos e personalizados.

 

     O estresse não tem idade nem gênero e pode estar presente na vida de qualquer pessoa, sendo criança, adulto, homem, ou mulher. Há várias formas de auxiliar a diminuir os efeitos do estresse, todos estes aqui citados são métodos naturais, livre de prescrição médica e fácil de experimentar. Agora só falta você encontrar qual melhor se adapta ao seu estilo de vida e viver dias mais tranquilos, leves e menos tensos!

Voltar

Deixe seu comentário: