DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
VOCÊ TEM UM SONO COMPLETO?

    Vai chegando o final do dia e junto vem aquela vontade de cair na cama e dormir um sono profundo e gostoso, não é verdade? Ou quem sabe naquele dia frio, dormir com o barulho de chuva… O sono representa para muitos um momento de descanso e renovação. Além de tudo, o sono é uma necessidade fisiológica crucial para mantermos uma boa saúde, pois é durante esse período que há uma restauração física em nosso metabolismo que nos protege do desgaste natural ocorrido ao longo do resto do dia. Mas infelizmente há pessoas que possuem problemas de insônia ou outras que mesmo dormindo, acordam cansadas no outro dia. Para saber por que isso acontece, vamos explicar como funciona o sono e todos os seus estágios!

 

    O sono é dividido em dois padrões fundamentais: sem movimentos oculares rápidos (NREM) e com movimento oculares rápidos (REM). O NREM se classifica em quatro estágios: 1, 2, 3 e 4.  Enquanto estamos dormindo, o ciclo se inicia pelo NREM no estágio 1, segue em adiante até a fase REM e um novo ciclo se inicia. Em média, nosso corpo gasta 50% do tempo total do sono no estágio 2, 20 % no sono REM e 30% nos demais estágios.

 

     O estágio 1 é breve e superficial, considerado sono leve, o qual podemos nos despertar com muita facilidade. É aqui que ocorre aquela sensação de estar caindo para algumas pessoas.  O estágio 2 é caracterizado como o sono verdadeiro, o qual nossos movimentos oculares geralmente param, pensamentos passam pela mente, os músculos esqueléticos relaxam e há poucos movimentos corporais. No estágio 3 há redução da frequência cardíaca e respiratória. Já no estágio 4, que é o estágio mais profundo do sono, não há movimentos oculares ou atividade muscular. Aqui é muito difícil acordar alguém e, caso ela seja acordada, normalmente se sente desorientada por alguns segundos.

 

     O sono REM, que representa o estágio 5, em sua primeira ocorrência na noite, dura poucos minutos, mas pode aumentar gradualmente de duração à medida que o sono continua. Neste estágio, há uma grande redução no tônus muscular, aumento da frequência cardíaca, respiração irregular e rápidos movimentos dos olhos. Em homens, pode haver ereção peniana. Sabe aqueles sonhos bem reais e com símbolos bem complexos? Bom, é quando você está nessa fase que eles aparecem.

 

     Poucas horas dormidas pode fazer com que você não passe por todos estes estágios do sono ou, até pior, não consiga entrar nem na primeira. Quando isso acontece o corpo não consegue se recuperar e o sistema nervoso fica prejudicado. Você pode notar isso por exemplo, quando no dia seguinte ficamos mais sonolentos, a dificuldade de concentrar aumenta e nossa memória começa a falhar. Se não dormir for um quadro repetitivo, ou dormir pouco por noites constantes, isso pode iniciar alterações de humor e até mesmo desenvolver alucinações.

 

     Para nós, o sono é tão simples e gostoso, não é mesmo? Mas enquanto desfrutamos dessa tranquilidade, nosso corpo está a mil trabalhando para nos recuperamos fisicamente e mentalmente para o próximo dia. Mas não se esqueça, para que isso ocorra é necessário que você consiga atingir todos os cinco estágios do sono!

Voltar

Deixe seu comentário: