DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
6 COISAS QUE TODO MUNDO PENSA SOBRE MANIPULACAO

      Se você recebeu uma prescrição de medicamento manipulado pela primeira vez e ficou com um certo receio, essa é para você! As dúvidas que aparecem são muito parecidas. Ao longo de mais de 15 anos de atendimento, nossa equipe já ouviu estes questionamentos daqueles que nunca tiveram contato com a manipulação e por isso resolvemos fazer um post sobre esse assunto. É muito importante que o cliente confie na empresa que ele escolhe para ser a sua farmácia de manipulação. Talvez algumas dúvidas listadas também possam ser a sua:

 

 

#1 Os produtos manipulados fazem o mesmo efeito que os industrializados? São confiáveis?

 

      Sim! As matérias-primas utilizadas são iguais! Os laboratórios de manipulação seguem processos, sofrem fiscalizações e possuem uma estrutura bem parecida como a das indústrias, com equipamentos e diversos laboratórios diferentes, só que em escala menor. Na manipulação é possível fazer apenas a quantidade que o paciente precisar e também é possível combinar ativos em uma mesma fórmula.

 

 

#2 Como eu sei se o produto que encomendei é exatamente o que o meu médico pediu?

 

      No momento em que o cliente faz a solicitação o sistema gera uma ordem de produção com todos os ativos que constam na receita médica e com todas as quantidades que deverão ser pesadas. Cada matéria-prima tem um lote que é identificado na ordem de produção. Estas matérias-primas são pesadas em balanças de alta precisão e seguem o processo de boas práticas de manipulação: são trituradas, diluídas geometricamente, homogeneizadas, tamisadas e encapsuladas conforme a necessidade de cada fórmula. Depois deste processo, elas passam pela análise de qualidade e peso médio e após serem aprovadas, seguem para a finalização.  Não só o processo de produção, mas TUDO o que acontece no laboratório de manipulação tem que ser rastreável. Para se ter uma idéia do que isso significa vamos dar um exemplo: através do número de produção do pedido de um determinado cliente é possível saber desde qual é o fornecedor da matéria-prima utilizada até a umidade do ar registrado naquele dia no laboratório!

 

 

#3 Porque manipular medicamentos?

 

     Você é uma pessoa única, porque seu medicamento não seria? Na manipulação é possível fazer o seu medicamento ou cosmético na dose e quantidade que você precisar, pois os produtos manipulados são personalizados para atender a necessidade de cada paciente de forma individualizada.

Também é possível associar várias substâncias em uma mesma cápsula! o/

Outra vantagem é que reduz o desperdício, pois é possível fazer exatamente a quantidade necessária para o tratamento: se você precisar de 25 cápsulas para o tratamento não precisará comprar 30, assim como se precisar de 90ml não precisará comprar uma embalagem com 120ml e essa individualização só é possível quando você manipula seu produto. 

 

 

#4 Quem é o responsável pela produção do meu medicamento manipulado?

 

     O farmacêutico é o responsável pela produção dos medicamentos e o nome dele está indicado nos rótulos de todos os produtos manipulados. Ele é responsável por todo o processo de produção e também pela garantia da qualidade e, na Farmácia Biguaçu de Manipulação, nossa equipe conta com quatro farmacêuticos para assegurar o acompanhamento de todo o processo de manipulação.

 

 

#5 Como e onde é feito o meu medicamento manipulado?

 

      Todos os produtos são manipulados no laboratório de manipulação, que inclusive mostramos aqui , para que vocês pudessem conhecer um pouco do processo. O laboratório de manipulação é segmentado em vários laboratórios diferentes porque dependendo do tipo de produto ele deve ser produzido em um ambiente específico. Há métodos rígidos e muitos critérios que precisam ser seguidos para que a produção ocorra, e ela se inicia no momento em que o cliente faz a solicitação com a equipe de atendimento e a partir daí começam as conferências até o momento em que ele é aprovado pelo farmacêutico para ser entregue ao cliente final. Durante este processo ele passa por 5 conferências diferentes.

 

 

#6 De onde vêm as matérias-primas utilizadas para fazer os produtos manipulados?

 

      Todas as matérias-primas utilizadas são adquiridas de fornecedores qualificados e auditados pela ANVISA. Estas matérias-primas são analisadas pelo fabricante, pelo distribuidor e por laboratórios terceirizados contratados por nossa empresa em programas de garantia de qualidade e pelo nosso próprio laboratório de controle de qualidade. Os laudos técnicos são encaminhados juntamente com as matérias-primas e em nosso laboratório de controle de qualidade, as matérias-primas passarão por uma série de análises feitas por nossos farmacêuticos como: ponto de fusão, solubilidade, características organolépticas, densidade entre outros, para serem aprovadas ou não pelos nossos farmacêuticos.

 

 

      Estes são os principais questionamentos que acompanhamos ao longo das nossas atividades, mas caso você tenha alguma outra dúvida que não esclarecemos é só enviar uma mensagem nas nossas redes sociais que vamos ficar muito felizes em responder!

 

Voltar

Deixe seu comentário: