AUTOMEDICAÇÃO, NÃO!

A automedicação é a ingestão de medicamento por conta própria, ou por indicação de pessoas não-habilitadas, para o tratamento de doenças sem avaliação prévia e sem aconselhamento profissional. E pode tornar-se um grande perigo!

Quem nunca pesquisou algo na internet e saiu acreditando nas primeiras respostas que atire a primeira pedra. 😂

Ou ainda, quem nunca achou mais conveniente aceitar dicas de amigos e familiares sobre o que você pode tomar para auxiliar no sono ou então dar mais energia e por aí vai… Normalmente são essas as atitudes que temos antes de procurar por um auxílio profissional capacitado.

É possível que muitas dessas vezes os sintomas tenham desaparecido, mas será mesmo que a medicação estava correta? A dose será que estava apropriada? Será que o medicamento tomado não anulou o efeito de outro que tenha utilizado? Será que esse fármaco utilizado não apenas mascarou a verdadeira doença?

O uso de medicamento de forma incorreta pode acarretar no agravamento de doenças, intoxicação, efeitos gastrointestinais adversos, problemas renais, reações alérgicas entre muitos outros!

Converse com um profissional da saúde ao invés de seguir conselhos de pessoas não capacitadas na área. Aquilo que funciona para seu colega pode não ser o mais indicado para você!

O farmacêutico é um profissional que poderá auxiliar na escolha adequada de produto e poderá informar a doses adequadas, modo de uso ideal e também orientar possíveis interações com outros medicamentos que você já utiliza.

Referência: Revista saúde em ação – Edição XX