DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
PRÓPOLIS

O própolis é uma mistura de pólen, cera e resina vegetais criada pelas abelhas, com o intuito de vedar e proteger as colmeias de fungos, insetos e bactérias.

 

     Graças à sinergia de seus muitos componentes como vitaminas, minerais e compostos fenólicos (flavonoides, taninos e ácidos fenólicos), o própolis tem propriedades farmacológicas conhecidas há milênios. A composição citada varia de acordo com a flora da região onde é colocada.

 

– Quais os benefícios à saúde? 

 

     Estudos comprovam que o uso de própolis pode impedir a proliferação de bactérias, fungos e vírus, sendo relevante no tratamento de amigdalites, faringites, aftas, tosse, gastrite e acne. Atua aliviando sintomas de gripes e alergias respiratórias, como preventivo de doenças bucais (por exemplo, a herpes) e auxiliar na cicatrização de queimaduras e dermatites.

 

     Nos últimos anos, um dos benefícios mais estudados do própolis é a capacidade de impulsionar o sistema imune. As pesquisas mostram que há um aumento na produção de anticorpos e da atividade de células envolvidas na resposta imunológica O extrato de própolis apresenta propriedades anti-inflamatórias sem os efeitos colaterais dos medicamentos para essa finalidade.

 

– Como age no nosso organismo?

 

     O uso do medicamento do extrato de própolis, segundo Fisher ET AL. (2008) reduz as inflamações das vias aéreas, devido à sua capacidade de modular a produção de citocinas. Outros estudos catêm demonstrado que a atividade da própolis no sistema imunológico dá-se por ativação dos macrófagos, estimulando assim os anticorpos.

 

     Já a atividade antiinflamatória é graças à presença de flavonóides, em especial a galangina que inibe a ciclooxigenase (COX) lipooxigenase, e por ativação da glândula timo, auxiliando assim o sistema imunológico.

 

– Como usar?

 

     Você pode utilizá-la por via oral ou tópica, dependendo de qual enfermidade deseja tratar. A própolis pode ser manipulado em cápsulas do extrato seco, extrato fluido, tintura e xarope.

 

Extraído da Revista Saúde em ação – Edição XXX/2020

Voltar

Deixe seu comentário: