DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
ÁLCOOL X EXERCÍCIOS FÍSICOS

Por Claudia Leite – Personal Trainer e Sócia-diretora Inevitável Fitness

 

Sol, verão, praia… essa combinação pode gerar o cenário perfeito para tomar aquela cervejinha. Nessa época do ano há aqueles que não abrem mão de uma cervejinha ou outros drinques com álcool para refrescar. Mas será que o consumo de bebida alcoólica é a melhor opção? E todo esforço para emagrecer, treinar e cuidar da saúde é afetado pelo consumo de álcool? Vamos esclarecer alguns aspectos importantes.

 

Cada grama de álcool ingerido fornece 7 Kcal, quase o mesmo que um grama de Gordura que contém 9 Kcal. Pra complicar ainda mais, esta caloria não tem utilidade em nosso corpo. Ela só será utilizada para ressintetizar ATPs (produção de energia) diminuindo a participação das Gorduras estocadas no seu corpo no fornecimento de energia. Em outras palavras, se você tiver o hábito de ingerir bebidas alcoólicas em excesso terá muito mais dificuldade para “queimar as gorduras” estocadas durante o processo de Emagrecimento. Não só por causa do álcool, mas quem costuma pedir um Chopp junto com uma porção de rúcula? Geralmente acompanha “petiscos” ricos em sódio e gordura?

 

Outro fator complicador é que as bebidas alcoólicas provocam um efeito diurético intenso. Após algumas tulipas de chopp certamente você irá aumentar suas idas ao banheiro. Num primeiro momento seu rim estará trabalhando intensamente para filtrar e eliminar este álcool, pois como vimos, ele não tem função dentro do nosso corpo. E essa desidratação aumenta o risco de insolação. Depois de um determinado ponto, para evitar que entremos num processo de desidratação, o corpo inicia um efeito “rebote” e começa a reter água na tentativa de equilibrar todas as perdas que as bebidas provocaram. Além de o calor já aumentar a retenção de líquido, o álcool sobrecarrega o metabolismo. Literalmente você se sentirá “inchado” e esta retenção vai prejudicar todo seu metabolismo e diminuir seu processo de perda peso e eliminação das gorduras em excesso!

 

Como o álcool altera seu metabolismo, consequentemente afeta as reações químicas no organismo, seu desempenho físico também é afetado negativamente, comprometendo o equilíbrio, tempo de reação entre outras questões ligadas a desempenho atlético. E ao mesmo tempo uma rotina de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável auxilia e muito a reduzir o impacto que o consumo de bebidas alcoólicas gera no organismo.

 

      Eu, particularmente, sou contra o radicalismo. Acredito que para uma vida saudável você não precisa se privar de nada, estar com os amigos e a família, celebrar e curtir momentos de lazer faz parte da sua qualidade de vida e é uma delícia! O importante é consciência do que ingerimos, pois se somos o que comemos e bebemos, as consequências serão proporcionais a qualidade do que você põe pra dentro do seu corpo.  Ter essa consciência faz você se permitir a hora de relaxar e voltar na hora de manter o foco.

 

A dica de ouro? NÃO COMETA EXAGEROS!

Moderação e equilíbrio.

Estas são as chaves.

 

Voltar

Deixe seu comentário: