Ai que caloooor!
Antes de falarmos sobre a menopausa, vamos entender rapidamente as etapas da vida fértil feminina? Isso é importante para deixar claro alguns termos que, às vezes, são usados erroneamente, causando confusão. As etapas são as seguintes:
- Menarca: é a primeira menstruação;
- Pré-menopausa: ocorre nos anos anteriores da menopausa;
- Menopausa: última menstruação;
- Pós-menopausa ou climatério: etapa que se inicia depois do último ciclo menstrual;
- Perimenopausa: é o período que compreende desde a pré-menopausa e o primeiro ano depois da menopausa.
A menopausa é o período na vida de uma mulher onde ela passará por mudanças que fazem parte do processo de envelhecimento natural, marcando assim, o fim da capacidade de reprodução feminina e é o período que se inicia após a última menstruação. A partir deste momento, há uma diminuição gradual no funcionamento dos ovários, na liberação mensal de óvulos e na produção de estrógenos.
Os conhecidos calorões, insônia, menstruação irregular, ressecamento da pele, variação de humor, secura vaginal e diminuição da libido são alguns dos sintomas que poderão ocorrer nesta fase. E como se já não bastassem tantas mudanças, ainda há nesta fase também, uma diminuição na produção de colágeno, perda de espessura e de elasticidade da pele e da densidade óssea. E estas mudanças tem uma relação mais importante com a deficiência absoluta de estrogênio, do que com o envelhecimento natural do corpo humano.
Mas então, o que fazer se você está passando por esta fase?
Primeiramente, entender que menopausa não é uma doença, mas sim uma fase que todas as mulheres passarão e que há sim, muitos recursos para lhe ajudar a reduzir o impacto que alguns sintomas podem causar no seu dia-a-dia.
Existem diversos produtos, inclusive naturais e homeopáticos, indicados para reduzir os incômodos causados nesta fase, melhorando a elasticidade da pele, reduzindo os calorões, auxiliando a reduzir o stress, aumentando a libido e melhorando a qualidade do sono. Procure um profissional de saúde da sua confiança para lhe indicar os melhores tratamentos.
Consulte seu ginecologista e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto. Cada mulher é única e por este motivo terá sensações e necessidades particulares nesta fase tão importante da vida. Não deixe a sua qualidade de vida de lado! Converse com seus familiares e seu companheiro, pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável!