DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
FALTA DE SONO?

     Algumas pessoas têm o sono tão bom, principalmente jovens, que nos levam a crer que para dormir basta atirar-se a qualquer hora em qualquer sofá. Porém conforme a idade passa, e principalmente após os 35 anos, o sono vai se tornando frágil e passa a exigir mais cuidados.

 

     O termo “higiene do sono” pode ser definido como a mudança ou a organização de hábitos e atividades buscando a melhor indução e qualidade do sono.

 

     Uma pesquisa inédita no Brasil entrevistou 780 brasileiros e apontou que quase metade da população (44%) está tendo mais dificuldade para dormir devido ao estresse, preocupações e mudanças de rotina decorrentes a pandemia do Covid-19. E cerca de 47% dos entrevistados buscam soluções para melhorar a qualidade do sono. O levantamento, realizado pela empresa global de inovação corporativa The Bakery, ouviu pessoas de diversas faixas etárias e situações profissionais.

Confira algumas dicas da Associação Brasileira do Sono:

  • Estabeleça um ritual antes de deitar-se como um banho quente, diminuir luminosidade do quarto, meditar, ou algo que seja relaxante pra você.
  • Limite o tempo de uso do celular, tablet ou notebook quando estiver na cama, a luz dessas telas prejudica a liberação de hormônios que desencadeiam o sono.
  • Pratique exercícios regularmente, porem evite exercícios intensos pelos menos 4 horas antes de dormir.
  • Evite cochilos longos durante o dia.
  • Diminua o consumo de bebidas e alimentos com cafeína. Além de café, chocolate, refrigerantes a base de cola, chá mate e chá preto possuem essa substância.
  • Evite exagerar nas bebidas alcoólicas e consumi-las perto da hora de deitar.
  • Prepare o quarto, ele deve ser o mais silencioso possível, escuro e com boa ventilação.
  • Tenha uma rotina fixa no dia, com horários pré-estabelecidos para trabalhar, exercitar-se, alimentar-se, e para as atividades de lazer.

 

Confira nosso blog sobre as fases do sono, clicando aqui!

 

     Hoje está claro que o sono não é apenas um desligamento do cérebro para seu descanso, mas sim um estado ativo e complexo com profundas repercussões sobre o funcionamento do corpo e da mente na vigília do dia seguinte.

 

      O sono não é diferente do exercício ou de outros estados da vida, exige uma preparação, ambiente adequado e a mente livre de preocupações! O sono regulado proporciona benefícios para sua saúde física, mental e boa imunidade.

 

 

Fonte: Revista Saúde em ação. Ação Magistral, Edição XXX/2020.
             Clínica do Sono – http://www.sono.com.br/node/34

 

Voltar

Deixe seu comentário: