DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
AROMATERAPIA E VOCÊ

Karina Sodré – estetocosmetóloga, massoterapeuta e aromaterapeuta

Estetocosmetóloga, massoterapeuta e aromaterapeuta
O que é aromaterapia? O que são óleos essenciais?

      A aromaterapia é a utilização das propriedades terapêuticas dos óleos essências para tratar/controlar desequilíbrios físicos ou emocionais, como por exemplo: infecções fúngicas, dores musculares, ansiedade, insônia, melancolia, etc. Os óleos essenciais (O.E) são substâncias naturais das plantas, ricos em propriedades medicinais e partículas aromáticas que dão à planta seu aroma específico. A extração do O.E se dá geralmente por destilação, neste processo é separado da planta a parte aquosa, que origina os hidrolatos, da parte aromática, que origina os óleos essenciais. É importante salientar que apenas os óleos essenciais possuem capacidade terapêutica, as essências sintéticas não possuem esta função.

 

Como a aromaterapia atua no corpo?

      A ação terapêutica acontece através do olfato, sistema límbico e da ação local quando aplicado topicamente, portanto podemos classificar sua atuação em física e emocional. Pelo fato de serem naturais, os óleos essenciais possuem alta afinidade molecular com nossa pele, por isso quando são aplicados em massagens ou banhos de imersão, eles são facilmente permeados pelos poros e atingem a circulação periférica do corpo, tendo excelente efeito relaxante muscular, diminuição de retenção de líquidos e melhora na circulação. Ao serem inalados, seja através de difusor de ambiente, colar aromático ou através da aplicação tópica, as moléculas aromáticas que entram pelo nariz seguem pelas vias respiratórias até os pulmões. Nos alvéolos pulmonares ocorrem as trocas gasosas e, junto do oxigênio, estas moléculas são direcionadas pelo sangue por todo o corpo, gerando um efeito sistêmico. Em nosso cérebro existe uma área que é ativada pelas células olfativas, é a área do sistema límbico. Este sistema reconhece e responde aos estímulos olfativos gerando mudanças de comportamento, trazendo lembranças à consciência e emoções relacionadas ao aroma identificado. Por exemplo, existem aromas que podem provocar fome ou náuseas. Estas reações são respostas do sistema límbico.

 

Como escolher os óleos essenciais para mim?

      Para quem não possui conhecimento profundo em aromaterapia aconselho cheirar a amostra do óleo antes de usar. Se o cheiro lhe causar repulsa não use! Mesmo que na teoria aquele óleo faria tudo o que você precisa. Use os óleos que você tiver afinidade olfativa, pois significa que neste momento ele é o ideal para você. Fique atenta(o) às contraindicações: gestantes, hipertensos e epilépticos precisam evitar O.E estimulantes do sistema nervoso, pois pode desencadear aborto ou crises.

 

 

Combinações que fazem bem

 

Para o dia-a-dia existem óleos essenciais que vão te ajudar a lidar com certas questões. No trabalho você pode usar o cordão aromático e em casa pode usar o difusor de ambiente.

 

• Problemas no trabalho: 2 gotas de óleo essencial de bergamota + 1 gota de lavanda no cordão aromático. Se usar no difusor a proporção é 7 gotas de bergamota e 3 lavanda. A bergamota alivia o estresse, elimina conflito emocional e estimula o bom humor. A lavanda alivia a tensão e cansaço.

 

Falta de energia: 1 gota de alecrim + 1 gota de litsea cubeba no colar. Se for no difusor 4 gotas de alecrim + 4 gotas de litsea. O óleo essencial de alecrim alivia o cansaço físico e mental, e estimula a concentração. Litsea Cubeba é revitalizante e antidepressivo, estimula a criatividade e alegria.

 

• Petitgraim: Extraído das folhas da laranjeira, tem ação calmante sem sedar, deixando você produtiva(o), com energia e animado. Pode usar a noite também pois não atrapalha o sono. Use 1 ou 2 gotas no colar, e 10 gotas no difusor. Suas notas aromáticas são verde-refrescante, aconselho experimentar seu aroma antes de utilizá-lo.

 

• TPM: temos várias opções:

 

      – Cipreste: atua na irritabilidade e desequilíbrios hormonais. Você pode utilizar 1 gota no colar, 3 gotas no creme neutro ou óleo vegetal de abacate para massagear pés e pernas, vai ajudar a reduzir o edema. No difusor de ambiente 4 ou 5 gotas.

      – Gerânio: aroma floral, também atua como regulador hormonal e controla a tensão nervosa, ansiedade e depressão. Você pode usar 1 ou 2 gotas no colar, ou 8 a 10 gotas no difusor. Também pode ser usado em massagens, além do benefício psíquico, ele ajuda na redução de retenção líquida, hidrata a pele e age como clareador de manchas.

      – Sálvia esclaréia: este aroma não agrada a todos os olfatos, portanto sinta o aroma antes de usá-lo. Ele é proibido para gestantes. Ele é excelente regulador hormonal feminino, atua aliviando sintomas de TPM, menopausa e infertilidade. Além disso, tem ação relaxante. Você pode usar 1 gota no colar ou 5 a 6 gotas no difusor. Para alívio de cólica menstrual, você pode massagear seu ventre com 2 gotas diluídas em creme neutro ou óleo vegetal. Pode também fazer sinergia com litsea cubeba se estiver se sentindo triste. Neste caso use 1 gota de sálvia + 1 gota de litsea no colar. No difusor use 4 gotas de sálvia e 3 gotas de litsea.

 

• Dor de cabeça/enxaqueca/ torcicolo/náuseas:

 

      – Menta piperita: alivia dores de cabeça e muscular, traz clareza mental, elimina pensamentos repetitivos e cansaço mental. Também é excelente digestivo, controla enjoos e náuseas. Pode usar 1 gota no colar, 10 gotas no difusor. Em casos de dor de cabeça, pode aplicar 1 gota na palma das mãos, esfrega-las uma na outra e massagear o local da cabeça que você sente dor. O mesmo vale para o pescoço. Contraindicado para gestantes, hipertensos e epilépticos.

 

 


Referências

AMARAL, Fernando. Técnicas de aplicação de óleos essenciais: Terapias de saúde e beleza. 1 Ed. Cidade: Cengage Learning, 2015
GNATTA, Juliana Rizzo; DORNELLAS, Eliane Vasconcellos; SILVA, Maria Júlia Paes da. O uso da aromaterapia no alívo da ansiedade. Acta Paulista de Enfermagem, v. 24, n. 2, p. 257-263, 2011.
SACCO, Patrine Roman; FERREIRA, G. C. G. B.; SILVA, Ana Cláudia Calazans da. Aromaterapia no auxílio do combate ao estresse: bem-estar e qualidade de vida. Revista científica da FHO| UNIARARAS, v. 3, n. 1, 2015.
NASCIMENTO, Alexsandra; PRADE, Ana Carla Koetz. Aromaterapia: o poder das plantas e dos óleos essenciais. Recife: Fiocruz-PE, 2020.

Voltar

Deixe seu comentário: