DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS

    Quando vamos preparar uma torta doce bem elaborada para um evento, consequentemente geramos um pouco lixo orgânico. Seja a casca de ovo, embalagem de leite que acabou, casca de frutas, entre outros ingredientes da receita. No processo de manipulação de produtos isso não muda, sabia? Durante a produção em nossos laboratórios também existe um volume de resíduos que é inevitavelmente gerado. Claro que não são cascas de ovos, mas são, por exemplo, perdas de processo, produtos que não passaram no processo de controle de qualidade e matérias-primas vencidas. Porém, na manipulação estes resíduos não podem ser jogados fora no lixo comum, eles precisam ser descartados da forma correta para não agredir o meio ambiente.

 

    O descarte de medicamentos ou matérias primas no lixo comum, na pia ou vaso sanitário gera problemas ambientais e afeta a saúde pública. Quando o descarte não é feito da maneira correta, os resíduos ali presentes podem poluir o lençol freático e, consequentemente, a água que consumimos também fica poluída.

 

    Para que o descarte seja feito corretamente existe um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS). O PGRS é um documento técnico que identifica o tipo de resíduo e a quantidade gerada para cada tipo de resíduo. Isso ocorre para que o manejo, o acondicionamento, o transporte, o tratamento, a reciclagem, a destinação e a disposição final seja realizada da forma mais adequada para cada tipo de resíduo classificado. Em outras palavras, esse documento primeiro classifica o tipo e a quantidade de resíduo gerado em nosso estabelecimento e depois disso ele prevê qual será a melhor forma de transportá-lo e qual será o seu destino final.

 

    Aqui na Farmácia Biguaçu de Manipulação, temos uma parceria com a empresa BioAccess, que oferece soluções ecologicamente corretas para a coleta, transporte e destinação final destes resíduos, algumas vezes nocivos ao meio ambiente. Dessa forma, todos nossos resíduos são recolhidos de maneira segura e o destino correto é garantido.

 

    Além disso, também recebemos em nossas lojas os medicamentos que os nossos clientes querem descartar de forma adequada. Estes medicamentos também passam pelo nosso processo de triagem do PGRS e são posteriormente enviados para a BioAccess para o descarte adequado. Caso você tenha em casa produtos vencidos, frascos de medicamentos ou remédios que deixou de tomar, não jogue eles no lixo comum! Sempre que precisar, lembre-se que somos um ponto de coleta para medicamentos e seus derivados. Vamos todos aderir ao descarte ecológico!

Voltar

Deixe seu comentário: