Em 2020 fomos surpreendidos com a chegada do Coronavírus e junto com ele a quarentena, o isolamento, fechamento de escolas, home office, todas essas mudanças afetaram não somente a rotina de todas as pessoas, mas também o lado emocional.
Temos lidado com um turbilhão de sensações como o medo de adoecer ou de ver algum ente querido adoecer, a preocupação ao sair de casa, a frustração de cancelar compromissos e a incerteza de quando tudo isso vai passar e se as coisas irão voltar ao “normal”.
Diante de tantos desafios, a cabeça realmente entra em outra frequência, e isso está acontecendo com todos. Viver em tempos de pandemia é também uma jornada mental. Por isso, as medidas que devemos tomar não devem se limitar aos cuidados com o corpo, mas precisamos investir na nossa saúde mental.
E com a chegada deste novo ano porque não repensar, fortalecer e investir na nossa saúde mental?
Para isso devemos ficar atentos a alguns fatos:
Pessoas podem viver a mesma situação, mas cada uma irá reagir de maneira diferente.
A forma como cada pessoa sente e passa pelas situações é muito particular e esta diretamente relacionada a trajetória de vida de cada um.
Não existe certo ou errado quando se trata de saúde emocional: precisamos entender que cada um faz o que consegue no momento.
Pare! Respire… E preste atenção em você!
Dê uma pausa na correria do dia a dia e em todas estas mudanças, respire e tente perceber os sinais de que algo está errado. Preste atenção em oscilações de humor, picos de ansiedade e estresse, dificuldade de concentração, alterações no sono, intestino desregulados e dores de cabeça excessivas.
Sacode a poeira! Movimente-se.
Colocar o corpo em movimento é uma importante maneira para manter o equilíbrio. Muito além de manter ou perder peso, as atividades físicas são um tratamento anti-ansiedade natural e eficaz. Ele alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfina.
Não hesite: Procure um profissional.
Como já falamos cada pessoa reage de maneira diferente. Sendo assim a forma de cuidarmos da nossa saúde mental é muito particular. Caso sinta necessidade, não hesite, procure ajuda de um especialista para lhe orientar e passar as medidas preventivas, que ajudarão na sua saúde, tanto fisicamente quanto psicologicamente.