DESDE 1961. PEÇA AGORA POR WHATSAPP 48 99110-1808 OU POR TELEFONE 48 3066-3232
7 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O SEU CORPO

Nosso corpo é uma máquina que funciona perfeitamente nos mínimos detalhes! Que tal aprender algumas curiosidades sobre ele?

 

1 – Sabe aquele cheirinho que sai do seu corpo e você diz “Estou fedendo a suor”? Então, esse cheiro não é do suor, pois suor é inodoro, ou seja, não tem cheiro. O “fedor” vem das bactérias do seu corpo quando elas se misturam em seu suor. No nosso corpo existem em média 10 bilhões de bactérias!

 

2 – A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Um adulto possui cerca de 2 metros quadrados de pele no corpo. O peso da pele corresponde a cerca de 15% do total do corpo.

 

3 – O ganho ou a perda de peso está relacionado com o tamanho dos tecidos adipócitos, ou seja, das células que armazenam a gordura. O número dessas células aumentam gradativamente na infância e na adolescência, depois na vida adulta a quantidade não muda. Então, quando há alteração na balança, é porque suas células estão acumulando ou liberando gordura e não por que há uma maior ou menor quantidade de células.

 

4 – O colágeno é considerado uma proteína chave do organismo, que assegura a coesão, elasticidade e regeneração da pele, cartilagens e ossos. Ele representa em média 30% de toda proteína do organismo humano. Entretanto, a partir dos 30 anos, aproximadamente, a sua produção vai caindo 1% ao ano e, como consequência, as rugas aparecem, a flacidez aumenta e a estrutura óssea começa a ficar mais frágil.

 

5 – A calvície é um problema que afeta especialmente os homens e pode estar ligada a testosterona.  A testosterona, ao atingir a raiz do cabelo, sofre ação de uma enzima (5-alfaredutase) gerando uma substância que estimula os fios a cair, denominada dihidrotestosterona (DHT). A DHT diminui a velocidade da multiplicação das células na raiz ou até mesmo gerar a morte delas. Por isso, algumas mulheres que utilizam suplementação com testosterona sentem a queda de cabelo como um efeito adverso.

 

6 – Quando estamos estressados liberamos cortisol em excesso, o que acaba nos deixando mais cansados, tensos, deprimidos, irritados e compulsivos por comida.

 

7 – O fígado é um órgão com alta capacidade de regeneração. Se retirarmos metade do nosso fígado, por conta de uma lesão ou transplante para outra pessoa, em poucos meses ele voltará ao tamanho normal. A regeneração do fígado pode chegar em média até 75% do tamanho normal.

Voltar

Deixe seu comentário: