A FAMOSA TPM

Inchaço, dores nas pernas, cólicas… Sem contar nos hormônios oscilando continuamente e nos deixando felizes, bravas, ansiosas, alegres, dramáticas, tristes, e tudo isso dentro de um curto espaço de tempo. Já sabem que estamos falando da famosa TPM, não é mesmo?

Este período da Tensão Pré-Menstrual (TPM), geralmente tem seu início uma semana antes da menstruação, encerrando alguns dias após o aparecimento do fluxo menstrual. O ápice dos sintomas varia de mulher para mulher, mas na maioria dos casos, é atingido um ou dois dias antes da menstruação aparecer. Algumas sortudas não apresentam nenhum sintoma durante esse período, mas a maioria das mulheres sofrem algum tipo de alteração, seja física, psíquica ou social. Além de existir inúmeros sintomas possíveis, para complicar nossas vidas, eles ainda podem se variar a cada ciclo menstrual.

A causa da TPM também é diversificada podendo ser resultado de uma alteração hormonal, estresse excessivo, ou a deficiência de vitaminas, como a Vitamina B6, Cálcio, Magnésio, Triptofano, Vitamina D, Zinco e Ômega 3, já comprovadas por estudos científicos.

Para diminuir os sintomas apresentados, existem terapias realizadas mediante o acompanhamento de médicos profissionais que alteram o ciclo ovulatório normal, como os anticoncepcionais, a suplementação de vitaminas específicas ou fitoterápicos que ajudam a regular a alteração hormonal, como o Óleo de Prímula. Não podemos esquecer que cada mulher tem um conjunto de características diferentes durante a TPM, então não podemos tratar todas da mesma maneira. O melhor é se observar e conhecer seu próprio ciclo com o objetivo de se preparar para este período a fim de evitar situações mal desejadas e obter o melhor tratamento.

E sabe aquela vontade de atacar a geladeira a qualquer momento do dia? Ou aquela vontade eterna de comer um doce quando estamos de TPM? Para combater este apetite excessivo existem alguns fitoterápicos que irão ajudar a reduzir esse sintoma, como a Griffonia, Gymnema, Faseolamina, Glucomannann, entre outros. Mas lembre-se que a auto-medicação não é indicada! Sempre procure um profissional da saúde de sua confiança antes de tomar qualquer decisão.

Como em qualquer situação que buscamos uma melhor qualidade de vida, a prática de exercícios e a manutenção de uma alimentação saudável também irão colaborar na redução dos sintomas aparentes.

Aos que desejam boas alternativas para serem incluídas no cardápio que irão ajudar a aliviar os sintomas da TPM, é indicado incluir hortaliças verdes escuras, frango, grãos integrais, óleo de semente de girassol, semente de gergelim, quinoa, amêndoas, damasco, cacau, mel e castanha de caju. Além disso, outro fator que contribui para o agravamento dos sintomas é o consumo de comidas gordurosas, por isso, durante essa época, é indicado diminuir o consumo de açúcar, sal, carne vermelha, doces em excesso e frituras.