É muito comum ouvir relatos de pessoas que fazem o uso de multivitamínicos, para auxiliar na saúde como um todo. Quando temos deficiência de alguma vitamina no corpo, significa que não conseguimos adquirir a quantidade que nosso organismo precisa para estar em seu melhor funcionamento.
Até aí tudo certo, não é mesmo? Mas então você começa a analisar e percebe que existem cosméticos com vitaminas, soa meio estranho, não? Algumas vitaminas podem ser usadas, além do modo mais comum que é de uso oral (através da alimentação ou suplementação), de uso tópico, ou seja em cremes, sabonetes, batons entre outros!
Há também uma diferença entre as vitaminas lipossolúveis e as hidrossolúveis. As vitaminas do complexo B e C são solúveis em água. Já as vitaminas A, D, E e K, são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença da gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. Um exemplo bem comum aqui é a Vitamina D, que quando feita em líquido, é prescrito que seja solubilizado em óleo de girassol, óleo de coco ou até mesmo azeite de oliva!
Mas parando com o papo técnico, vamos saber como podemos adquirir cada uma dessas vitaminas?
Vitamina A (Retinol)
- É essencial para o funcionamento da retina, por promover a formação dos pigmentos que tornam a visão noturna possível, e também é fundamental para o crescimento e manutenção dos tecidos que mais revestem a superfície do corpo, para tornar o sistema imunológico mais ativo, melhorando a resistência as infecções.
- Sua deficiência pode causar problemas de visão, alteração na pele e no sistema imune.
- Uso tópico: Em cosméticos pode ser utilizada para prevenir o fotoenvelhecimento e tratar rugas finas.
- Encontramos nos alimentos amarelo-alaranjados, nas folhas verde escuras e sob a forma de retinol em alimentos de origem animal, como: cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite, fígado, entre outros.
Vitamina B1
- Tem como função proteger o sistema nervoso, estimular o apetite e também participa do funcionamento da musculatura e do coração. Ela promove também o processamento dos carboidratos, gordura e álcool.
- Sua deficiência causa uma doença conhecida como beribéri, onde os indivíduos não podem processar os carboidratos ou gorduras adequadamente e desenvolvem variados sintomas, incluindo problemas cardíacos, neurológicos, dores nas articulações inflamação nos nervos, fraqueza e falta de apetite.
- Presente nos cereais integrais, miúdos, carne de porco e gado, nozes, ervilhas, feijão, gema de ovo, cevada.
Vitamina B2
- Auxilia na digestão das proteínas, carboidratos e gorduras. Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular e a pele.
- Sua deficiência pode causar doenças de pele, dificuldade na digestão dos alimentos e avermelhamento dos olhos.
- As suas principais fontes alimentares são o leite e seus derivados e vísceras (fígado e rins).
Vitamina B3
- Também conhecida como nicotinamida, a B3 auxilia no funcionamento do sistema nervoso e imunológico. Também é indicada para tratamento e prevenção do déficit de vitamina B3 (pelagra).
- Sua deficiência pode causar lesões gastrointestinais e na pele e confusão mental.
- Uso tópico: Também pode ser utilizada para tratamento de acne leve a moderada.
- Pode ser encontrada no levedo, fígado, rim, coração, ovo e cereais integrais.
Vitamina B5
- Atua como fonte de ácido pantotênico nas deficiências nutricionais gerais (embora estas deficiências sejam raras), como prevenção da queda de cabelos, em dermatites e também no vitiligo.
- Uso tópico: É indicada como hidratante e regenerador da epiderme.
- Podemos encontrar no fígado, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral e batata.
Vitamina B6
- É usada para prevenir e tratar os estados de sua deficiência, no tratamento de certos distúrbios metabólicos, na depressão e outros sintomas associados à Síndrome da Tensão Pré-menstrual e ao uso de anticoncepcionais.
- Sua deficiência causa problemas de pele como dermatite seborreica ao redor dos olhos, nariz e boca.
- Presente na banana, abacate, laranja, tomate, maçã, frango, peixe, porco, ovos, miúdos, aveia, amendoim e soja.
Vitamina B7 (Biotina)
- É comumente usada para evitar a queda de cabelo, fortalecer e estimular o crescimento dos fios. Também é usada para prevenção da calvície, alívio de dores musculares e do eczema e dermatite.
- Além desta finalidade popular, a B7 também é essencial para produção de glicogênio, ácido nucléico e aminoácidos, tem participação na produção das células brancas do sangue (célula T) e dos anticorpos. E ainda regula os níveis de gordura saturada (colesterol). Diminui as dores musculares e câimbras.
- As principais fontes alimentares de biotina são carnes vermelhas, gema de ovo e cereais.
Vitamina B9 (Metilfolato)
- Está envolvida em diversos processos, incluindo na melhora do humor e depressão, função cognitiva e na redução de homocisteína (aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou infarto cardíaco).
- Está presente em carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana e melão.
Vitamina B12
- É necessária para o bom funcionamento das células, particularmente as da medula óssea, trato gastrointestinal e sistema nervoso. Melhora na concentração e memória e alívio da irritabilidade. Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.
- Sua deficiência pode causar anemia, distúrbios gastrointestinais, dormência, alterações neurológicas, anemia e perca de equilíbrio.
- Principais fontes de B12: Fígado e carne vermelha, leite, ovos e derivados.
Vitamina C (ácido ascórbico)
- É uma vitamina muito importante para o crescimento, para os ossos, dentes, músculos e tendões. Ela ajuda no processo de cicatrização, estimula o sistema imunológico (ajudando a prevenir resfriados) e também estimula a absorção do ferro no intestino.
- Sua deficiência pode enfraquecer o sistema imunológico. Os indivíduos que não ingerem vitamina C suficiente, podem desenvolver uma condição chamada escorbuto, que causa fadiga, sangramento e má cicatrização.
- Uso tópico: Esta é uma das vitaminas mais conhecidas por seu uso em cosméticos. Nesta forma, podemos encontrar a vitamina C nanovetorizada, talaspheres, entre outras. Em seu uso tópico, possui ação antioxidante, leve clareadora da pele e estimula a síntese de colágeno.
- Presente especialmente nas frutas cítricas, kiwi, melão, laranja, goiaba, acerola, manga, morango, tomate, couve, agrião, tangerina.
Vitamina D3 (colecalciferol)
- A vitamina do sol! Seus usos e utilidades são muito diversificados, mas tem grande importância para o crescimento e manutenção dos ossos e prevenção da osteoporose. É muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.
- Além da exposição ao sol (pois é produzida em sua pele através dos raios ultravioletas da luz solar), também podemos encontrá-la em óleo de fígado de peixes, salmão, leite, manteiga e gema de ovo.
Vitamina E (tocoferol)
- É um importante antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce das células e estimula o sistema imunológico.
- Sua deficiência em humanos é rara, mas quando existente pode causa problemas no sistema nervoso.
- Uso tópico: Em cosméticos a vitamina E aparece em fórmulas com ação antioxidante e antienvelhecimento da pele.
- Presente no gérmen de trigo, óleo de gérmen de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho e girassol, gema de ovo, nozes, vegetais folhosos e legumes.
Vitamina K2
- A vitamina K está envolvida na coagulação do sangue.
- Sua deficiência pode aumentar a tendências a hemorragias e dificuldade de cicatrização, porém ela é muito rara, exceto em recém-nascidos e indivíduos que têm alguma doença afetando a absorção de vitaminas ou o metabolismo, como pacientes com doença hepática crônica.
- Pode ser encontrada em verduras (alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho), ovos e fígado.
É muito importante que a suplementação seja sempre orientada por exames e por profissionais da saúde de sua confiança! Para qualquer substância que ingerimos, há uma dosagem diária específica que nosso corpo é capaz de absorver. Ao ingerir (seja por alimentação ou suplementação) mais do que esta quantia, o nosso corpo pode simplesmente eliminá-las sem absorver seus benefícios, ou em alguns casos, o excesso de algumas vitaminas pode fazer mal. Por isso sempre procure um acompanhamento de um profissional da saúde!
Referências:
https://www3.faac.unesp.br/nos/novos_textos/tabela_vitaminas.htm
Material de fornecedores (Purifarma, Iberoquimica, Florien, Infinity)