“Você ama a sua vida? Então não desperdice o tempo, por que isso é do que é feito a vida”
Benjamin Franklin
Quem nunca precisou que seu dia tivesse mais de 24 horas para que tudo o que foi planejado fosse realmente realizado? Você olha no relógio e pensa: a hora “voou” hoje, assim como os dias da semana, o mês inteiro… Afinal, já estamos entrando no mês de agosto, não é mesmo? A rotina diária para muitos é um desafio e gerenciar o seu dia de forma inteligente pode reduzir muitas dores de cabeça.
Mas, como se planejar? E quais benefícios isso realmente trará para a sua rotina? Quanto mais planejado as suas atividades estiverem, menos imprevistos aparecerão e você poderá poupar o seu tempo para não ter que refazer tarefas e com certeza também reduzirá os fatores que causam estresse. Gerenciar o seu tempo é um fator crucial para ter sucesso na vida profissional e pessoal e você poderá aproveitar mais cada momento da sua vida.
Estas dicas servem para todos! A dona de casa que precisa “dar conta” de todas as tarefas diárias, o estudante que tem provas, trabalhos e muitas vezes também trabalha, o profissional que tem muitos desafios na carreira, as pessoas que querem ter uma vida mais saudável e dividem o seu tempo entre atividades de lazer, atividades físicas, família, casa e trabalho… Ufa! Quantas coisas não é mesmo? Mas, é possível fazer tudo isso sem ficar exausto? A resposta é sim! E para isso precisa haver planejamento. Veja abaixo nossas dicas:
Primeiramente você tem que fazer suas escolhas e assumir o controle da sua vida. A forma como você está vivendo e todos estes compromissos e tarefas te faz feliz? É o que você deseja para si? Se a resposta é sim, as dicas abaixo são pra você mas, se a resposta for não, então é hora de você rever suas escolhas!
– Mantenha seu ambiente organizado: Leva menos tempo para manter tudo em ordem do que procurar coisas em ambientes em total desordem;
– Use agendas e calendários: Virtuais ou em papel, estas duas ferramentas ajudam a não esquecer de datas e compromissos importantes;
– Faça lista de afazeres: mantenha uma lista dos afazeres diários e também os que são mais esporádicos. Porque você precisa escrever todo mês sua lista de supermercado? Muito mais fácil ter uma lista padrão com todos os itens e só checar os que estão faltando, não é mesmo? E ainda diminui as chances de esquecer algo importante.
– Leia seus e-mails: Tenha um horário específico para ler e-mails, se deixar acumular pode perder informações importantes, assim como, abrir sua caixa de e-mails a cada 15 minutos também não é o mais indicado.
– Concentre-se em suas tarefas: Uma por vez! Fazer várias coisas ao mesmo tempo não é produtivo e o risco de ficar mal feito é grande.
– Eleja prioridades: Se são muitas as suas tarefas diárias, eleja quais as prioritárias, e sempre que possível, as realize antes das outras.
– Delegue e aprenda a dizer NÃO: Para muitas pessoas isso é um grande desafio, mas é muito importante. Delegue tarefas aos seus pares, colaboradores, família. Nem todas as atividades precisam ser de sua responsabilidade e aprenda a dizer não sempre que você sentir que esta ou aquela tarefa NÃO é para você.
Muitas pessoas vivem ocupadas, mas não são produtivas. Estão sempre na “correria”, mas não estão necessariamente fazendo algo importante. É necessário ter um tempo para relaxar, para respirar, para deixar a mente desacelerar. Não, você não é uma máquina! Você é um simples mortal. Cheio de sonhos, desejos e atitudes, mas que se não estiverem bem equilibrados podem sim te desequilibrar. Ajuste sua rotina e poupe seu tempo! Sua saúde agradece! 😉